teste menu

Visite as nossas redes sociais e mantenha-se atualizado nas novidades.

teste menu
blog

Quais as consequências da perda de dentes?

Jan, 2023 | Blog, Saúde Oral

Segundo dados do barómetro da Saúde Oral 2019 da Ordem dos Médicos Dentistas apenas 31% dos portugueses tem todos os dentes, sendo que 37.8% tem falta de 1 a 5 dentes naturais.

 

A perda de um dente pode acontecer devido a diversos fatores como traumas, doença oral (cáries, doença gengival…) ou outros fatores de risco de saúde geral (como a diabetes). Este problema não tem apenas consequências estéticas e é fundamental que seja tratado. A perda de dente traz uma série de problemas para a saúde geral do paciente, tais como:

 

Problemas de mastigação

A principal função dos dentes é a mastigação. Com a  falta de um ou mais dentes ao mastigar, vamos efetuar mais força noutros dentes e/ou gengiva podendo causar desconforto nesses locais.
A mastigação não sendo executada de forma correta pode causar problemas digestivos como gastrites.

 

Deslocamento de dentes

Ao surgir um espaço vazio na gengiva, os dentes adjacentes têm a tendência para se moverem e ocuparem o lugar do dente perdido, podendo alterar a oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes encaixam).
Essa má oclusão pode levar a dores na mandíbula, dores na cervical e ainda a dores de cabeça intensas.

 

Perda óssea

Se não corrigirmos a perda de um ou mais dentes o nosso osso alveolar (maxilar ou mandibular) vai sofrer uma reabsorção mais rápida e intensa. Na maioria dos casos, se pretendemos colocar implantes e se a perda dos dentes já aconteceu há muitos anos, podem ser necessários enxertos ósseos para recuperar o dente perdido.

 

Problemas estéticos

Quando estamos perante a falta de um ou mais dentes existe sempre uma alteração estética no nosso sorriso. São muitos pacientes que tapam a boca quando sorriem fazendo-os sentir inseguros.

 

Problemas de articulação e fala

Por último, mas não menos importante, a perda de um ou mais dentes pode alterar a dicção, dificultando a nossa comunicação com outras pessoas.

 

Felizmente, com o avanço da medicina dentária, conseguimos soluções à medida de cada paciente. Fale connosco!

Iniciar conversa
Olá 👋
Podemos ajudar?