Segundo dados do barómetro da Saúde Oral 2019 da Ordem dos Médicos Dentistas apenas 31% dos portugueses tem todos os dentes, sendo que 37.8% tem falta de 1 a 5 dentes naturais.
A perda de um dente pode acontecer devido a diversos fatores como traumas, doença oral (cáries, doença gengival…) ou outros fatores de risco de saúde geral (como a diabetes). Este problema não tem apenas consequências estéticas e é fundamental que seja tratado. A perda de dente traz uma série de problemas para a saúde geral do paciente, tais como:
Problemas de mastigação
A principal função dos dentes é a mastigação. Com a falta de um ou mais dentes ao mastigar, vamos efetuar mais força noutros dentes e/ou gengiva podendo causar desconforto nesses locais.
A mastigação não sendo executada de forma correta pode causar problemas digestivos como gastrites.
Deslocamento de dentes
Ao surgir um espaço vazio na gengiva, os dentes adjacentes têm a tendência para se moverem e ocuparem o lugar do dente perdido, podendo alterar a oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes encaixam).
Essa má oclusão pode levar a dores na mandíbula, dores na cervical e ainda a dores de cabeça intensas.
Perda óssea
Se não corrigirmos a perda de um ou mais dentes o nosso osso alveolar (maxilar ou mandibular) vai sofrer uma reabsorção mais rápida e intensa. Na maioria dos casos, se pretendemos colocar implantes e se a perda dos dentes já aconteceu há muitos anos, podem ser necessários enxertos ósseos para recuperar o dente perdido.
Problemas estéticos
Quando estamos perante a falta de um ou mais dentes existe sempre uma alteração estética no nosso sorriso. São muitos pacientes que tapam a boca quando sorriem fazendo-os sentir inseguros.
Problemas de articulação e fala
Por último, mas não menos importante, a perda de um ou mais dentes pode alterar a dicção, dificultando a nossa comunicação com outras pessoas.
Felizmente, com o avanço da medicina dentária, conseguimos soluções à medida de cada paciente. Fale connosco!