Na consulta de Terapia da Fala é realizada a avaliação do freio da língua.
O freio é uma pequena prega de tecido que liga a zona inferior da língua à cavidade oral, atribuindo-lhe a mobilidade necessária para executar as funções orais de que é responsável.
O que é a língua e qual a sua função?
A língua é um órgão constituído por músculos: uns que lhe dão forma e outros que a ligam a outras estruturas. Participa, por isso, em várias funções essenciais do dia a dia, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição, voz e fala.
A língua tem também capacidade proprioceptiva, sinaliza algumas doenças, saboreia os alimentos e participa na limpeza oral.
Quando se movimenta e quando assume a posição de repouso, condiciona o crescimento e o equilíbrio das estruturas orofaciais.
O que é a anquiloglossia (língua presa)
Durante a avaliação, a Terapeuta da Fala observa as características da língua e a presença de restrições da sua mobilidade. Existem vários graus de alteração, sendo a anquiloglossia (língua presa) o mais limitativo.
O freio da língua é avaliado quanto ao tamanho, espessura, inserção e cor (estrutura) e quanto à mobilidade da língua (função).
Que problemas pode causar um freio da língua alterado
A alteração do freio da língua pode comprometer diferentes funções orais e ter impacto em várias áreas, nomeadamente:
- Amamentação
- Respiração nasal
- Diversificação alimentar
- Posicionamento da mandíbula
- Produção salivar
- Qualidade vocal
Frenectomia:
A correção do freio da língua (frenectomia) é um procedimento médico, realizado em ambulatório.
Após a intervenção, é fundamental a realização de terapia miofuncional com uma terapeuta da fala. Exige por isso, uma abordagem multidisciplinar, em que a decisão é justificada e definida em conjunto com outros profissionais da equipa de Medicina Dentária.
Terapeuta da Fala
Especialista em Motricidade Orofacial, Voz e Electrofisiologia





