A resposta é claro que sim!
Por serem temporários, muitas pessoas acham que não é necessário tratar os dentes de leite.
Mas na verdade, estes dentes tem inúmeras funções importantes, e precisam de tantos cuidados quanto um dente definitivo.
Os dentes de leite também podem desenvolver infeções, que para além de constituírem um foco de infeção que pode ter impacto na saúde sistémica da criança e que lhe causam bastante desconforto, podem induzir lesões irreversíveis no dente definitivo em formação.
Os dentes de leite são essenciais para o desenvolvimento da deglutição e para permitir uma mastigação adequada, garantindo a alimentação.
Auxiliam no correto desenvolvimento das estruturas músculo-esqueléticas da face para garantir, por exemplo, uma respiração adequada. São também essenciais para o correto desenvolvimento da fala.
Permitem a manutenção do espaço necessário para os dentes definitivos e servem também para guiar a sua erupção, evitando que fiquem mal posicionados.
E é claro que, um sorriso saudável contribui de forma positiva para a auto estima e bem estar da criança.
Existem casos em que não é mesmo possível manter um dentinho, e nestas situações devemos ter em conta em que fase do desenvolvimento se encontra a criança e ponderar a utilização de ajudantes como os mantenedores de espaço.
Agora já sabe, os dentes de leite podem e devem ser sempre tratados!
Daniela Silveira | Médica Dentista (OMD 15440)