teste menu

Visite as nossas redes sociais e mantenha-se atualizado nas novidades.

teste menu
ressonar roncopatia apneia do sono

Costuma ressonar? O Médico Dentista pode ajudar!

Mai, 2024 | Saúde Oral

Ressonar pode ser um problema sério e incomodativo, não só para o próprio, como para quem dorme ao seu lado.

Em primeiro lugar, a roncopatia ou ressonar corresponde à emissão de um ruído proveniente das vias aéreas superiores, provocado pela vibração do palato mole, língua e paredes da faringe durante a respiração.

Mais do que incomodativo a roncopatia pode ainda constituir um princípio de síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS).

A SAOS consiste em paragens da respiração pelo menos durante 10 segundos quando estamos a dormir. Geralmente, quanto pior for o ressonar maior é a probabilidade de ter apneia do sono.

Por exemplo, se for obeso, tiver um pescoço largo ou curto com a mandibula muito recuada ou que respira pela boca, saiba que tem mais probabilidade de desenvolver a doença, sendo mais frequente nos homens.

Apneia do sono: ressonar e outros sintomas

O Médico Dentista tem um papel fundamental no diagnóstico desta patologia. Isto, porque está atento a sinais e sintomas que os seus pacientes possam apresentar, tais como:

  • Ressonar;
  • Desgaste dentário severo;
  • Paragens respiratórias durante o sono;
  • Sensação de cansaço extremo durante o dia;
  • Cefaleias;
  • Falta de memória e concentração.

Desta forma, assim que for diagnosticada a doença (SAOS) deve ser elaborado um plano de tratamento multidisciplinar (elaborado por Médico Dentista, Otorrinolaringologista, Pneumologista e Fisioterapeuta). 

Nos casos mais severos, o plano de tratamento deverá passar pela utilização de um ventilador enquanto dorme. No entanto, nos casos de apneia ligeira ou moderada em que a causa é a mandíbula recuada, causando obstrução da via aérea, o Médico Dentista pode efetuar um dispositivo intra-oral Dispositivo de Avanço Mandibular (DAM) para tratamento intra-oral noturno.

Este dispositivo tem como objetivo avançar e estabilizar a mandíbula de modo a permeabilizar a via aérea superior. Por isto, deve ser usado todos os dias e colocado no momento de ir dormir.

E é desta forma, que o seu médico dentista pode ter uma palavra a dizer no bem-estar da sua vida conjugal e social.

Ana Mexia | Médica Dentista (OMD 4781)

Iniciar conversa
Olá 👋
Podemos ajudar?