teste menu

Visite as nossas redes sociais e mantenha-se atualizado nas novidades.

Odontopediatria

Nos dias de hoje, o que faz verdadeiramente a diferença é a prevenção: prevenir para não precisar de tratar. Para isso, é necessário estabelecer hábitos corretos e regulares de higiene oral, visitas periódicas ao médico dentista e hábitos alimentares saudáveis. E este trabalho é feito com o dentista pediátrico, um profissional treinado para receber crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais com o máximo de conforto, respeitando o tempo de cada paciente e individualizando a sua atuação para cada família.

A Odontopediatria resumida:

  • A prevenção é a melhor arma
  • A prevenção é a chave para o sucesso
  • Desdramatizar a ida ao dentista
  • Consultas de dentista divertidas
  • Ir ao dentista sem medo

A Odontopediatria resumida:

  • A prevenção é a melhor arma
  • A prevenção é a chave para o sucesso
  • Desdramatizar a ida ao dentista
  • Consultas de dentista divertidas
  • Ir ao dentista sem medo

    A consulta de odontopediatria não é só sobre dentes: o paciente é visto como um todo e, além dos dentes, são também avaliadas as funções musculares, a respiração, mastigação, nutrição, postura, o desenvolvimento craniofacial, entre outros, de modo a acompanhar o crescimento e a intercetar hábitos que possam causar problemas futuros. Para isso, pode ser necessário recorrer ao uso de aparelhos precocemente. No entanto, nem todas as alterações da posição dentária ou do crescimento obrigam ao seu uso: o odontopediatra irá realizar um plano de tratamento individualizado, explicando-o e a esclarecendo todas as dúvidas dos pais e dos pacientes.

    A periodicidade das consultas de rotina é individualizada e é estabelecida tendo em conta o risco de cárie e os hábitos de cada paciente, podendo variar de 3/3 meses, 6/6 meses ou até 1 vez por ano.

    Gravidez — Consulta Pré-Natal Odontológico

    O odontopediatra realiza também a consulta de Pré-Natal Odontológico, que deve ocorrer idealmente no segundo trimestre de gravidez. Nesta consulta, a grávida poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre amamentação, chupetas, biberões, mordedores, idade normal da erupção dos dentes do bebé, técnicas e posição para a escovagem dos dentes, pastas e escovas de dentes, como aliviar o desconforto dos primeiros dentes, além de clarificar mitos sobre a saúde oral e gravidez. Esta é uma consulta preventiva que vai ajudar a fazer uma escolha consciente e informada do melhor para o seu bebé.

    Nota: A Consulta Pré-Natal Odontológico é feita pelo Odontopediatra, por se tratar de uma consulta preventiva e informativa relaccionada com o bebé. O acompanhamento da saúde dentária da grávida continuará a ser feita pelo seu médico dentista.

    FAQs — Perguntas Frequentes

    Qual é a idade recomendada para a primeira consulta no médico dentista?

    Segundo as recomendações da Ordem dos Médicos Dentistas, a primeira consulta deve acontecer quando nasce o primeiro dente ou até ao primeiro ano de idade da criança. Depois disso, a periodicidade das consultas é estabelecida pelo odontopediatra tendo em conta o risco de cárie e os hábitos de cada família.

    Qual a melhor pasta de dentes para as crianças?

    Segundo as recomendações da Direção Geral de Saúde, a pasta de dentes deve ter entre 1000 a 1500ppm de flúor, desde o primeiro dente. A pasta deve ser escolhida segundo esta recomendação e nunca pela idade referida na embalagem.

    A criança deve lavar os dentes quantas vezes por dia?

    A escovagem dentária deve ser realizada desde o primeiro dente e realizada pelo menos duas vezes por dia, após as refeições.

    Vale a pena tratar lesões nos dentes de leite?

    Sim, os dentes de leite têm uma grande importância e devem ser tratados. São estes dentes que permitem a criança mastigar, falar, sorrir e que mantêm o espaço para a correta erupção (“nascimento”) dos dentes definitivos.

    O meu filho/A minha filha tem manchas nos dentes embora os lave duas vezes por dia? O que posso fazer?

    As manchas nos dentes podem ter diversas cores, texturas, formas e localizações, ser em um ou mais dentes e podem ter diversas origens. Estas manchas devem ser sempre avaliadas por um médico dentista pediátrico porque podem indicar problemas mais graves como alterações na estrutura do esmalte ou cáries dentárias.

    O que é um traumatismo dentário? E o que fazer?

    Sempre que há uma pancada no crânio ou na face (queda, bolada, cotovelada, etc.) pode ocorrer um traumatismo dentário. Mesmo que não exista fratura dentária os traumas não devem ser descurados e devem ser sempre avaliados por um médico dentista em consulta de urgência. Caso o dente frature deve procurar o fragmento, conservá-lo em leite ou soro fisiológico, e levá-lo para a consulta de medicina dentária.

    Iniciar conversa
    Olá 👋
    Podemos ajudar?