teste menu

Visite as nossas redes sociais e mantenha-se atualizado nas novidades.

Medicina Dentária do Sono

Nos dias de hoje, a relação entre sono e Medicina Dentária tem sido cada vez mais pertinente e fundamental para o diagnóstico e resolução de desordens respiratórias como a Apneia Obstrutiva do Sono e Roncopatia (Ressonar). O Médico Dentista é fundamental para um diagnóstico precoce deste tipo de distúrbios de sono.

Alguns dos sinais que poderão indiciar uma possível Apneia de Sono são: presença de bruxismo de sono (facetas de desgaste), cefaleias recorrentes, insónias ou conformação do palato e tamanho da língua.

Apneia de Sono e Bruxismo

A Apneia de Sono caracteriza-se por paragens respiratórias durante o sono podendo ou não haver presença de roncopatia. Um dos sinais que poderá haver Apneia de Sono é a presença de Bruxismo (desgaste dentário). Isto acontece devido ao facto de quando existe uma paragem respiratória existe uma resposta muscular involuntária de forma a encontrar uma posição que entre mais ar na via aérea superior, podendo haver contactos dentários durante o movimento, isto é, o ranger de dentes.

Diagnóstico

O diagnóstico de Apneia de Sono passa por uma avaliação clínica de sinais e sintomas que o Médico Dentista identifica e diagnostica na 1º consulta podendo ser necessária a prescrição de exames complementares como a Polissonografia que irá monitorizar a sono do paciente , identificando a presença/ausência de distúrbios de sono, roncopatia, bruxismo de sono, dessaturação de Oxigénio, entre outros.

Tratamento

Após um correto diagnóstico, se houver presença de Apneia de Sono Leve a Moderada, uma das soluções que existem é a utilização de um dispositivo de avanço mandibular.

Este dispositivo permite um avanço mandibular estabilizando o maxilar numa posição que não haja colapso da via aérea superior. Assim , irá haver diminuição do número de episódios de Apneia de Sono assim como de Roncopatia (Ressonar).

FAQs — Perguntas Frequentes

Ressono mas não tenho Apneia de Sono. O aparelho de avanço mandibular é indicado para mim?

Sim, poderá ser uma solução após um correto diagnóstico. Os dispositivos de avanço mandibular poderão ser indicados em casos de roncopatia apenas.

O dispositivo de avanço mandibular é indicado sempre que é diagnosticado Apneia de Sono?

Não. O dispositivo deve ser realizado em casos de Apneia de Sono leve a moderado.

Iniciar conversa
Olá 👋
Podemos ajudar?