teste menu

Visite as nossas redes sociais e mantenha-se atualizado nas novidades.

teste menu

A História do Sorriso do Hugo

Em Coimbra, quando estudamos medicina dentária, começamos a atender pacientes no 4º ano (pelo menos antes do Processo de Bolonha era assim). Foi exatamente nesta altura que fiz a minha primeira consulta de medicina dentária ao Hugo. Foi também nessa altura que percebi que a sua hiperatividade tinha tido consequências nos dentes da frente. Vamos recuar 20 anos…

Trauma Dentário e Tratamento Conservador

Devido a um trauma dentário, os dentes da frente do Hugo estavam muito restaurados, sendo que um deles estava bastante escuro. A primeira coisa que fiz, e que faria ainda hoje, foi ser o mais conservadora possível. Branquear os dentes e fazer novos restauros com resinas estéticas. Esta opção de tratamento teve os seus resultados, que fomos mantendo ao longo dos anos. Mas chegámos a 2013, ou seja, 10 anos depois, e percebemos que além de hiperativo, o Hugo era também apertador bucal.

Acompanhamento Contínuo e Solução Definitiva

Ambos mudámos a nossa vida para Lisboa, e o Hugo acabou por me procurar para continuar a ser seguido por mim. Ao longo destes 10 anos, as restaurações foram-se fraturando e a cor do dente recidivou. Assim, em 2013, acabei por optar por fazer uma reabilitação fixa com coroas em cerâmica. Os resultados, na altura, foram bastante satisfatórios para os materiais que tínhamos, e eu estava orgulhosa da reabilitação estética no setor anterior que tinha realizado. Já nesta altura gostava de trabalhar a estética dos sorrisos das pessoas.

Agora, vamos avançar mais 10 anos e chegar a 2023.

Nestes 10 anos, continuei a ser a médica dentista do Hugo. Durante este tempo, manteve-se apertador bucal e que percebemos que rangia muito os dentes a dormir. Fizemos uma goteira oclusal de relaxamento, mas o Hugo confessou que não usava e, por isso, partiu mais que uma coroa, que fomos refazendo ou readaptando sempre que possível.

Assim, em 2023, decidimos que já não havia mais nada que conseguisse fazer pelos dentes da frente do Hugo. As raízes já estavam bastante massacradas, com cárie, e em conjunto planeámos então extrair os 4 dentes da frente, colocar 2 implantes e uma ponte com 4 coroas sobre esses implantes.

Além disso, o Hugo fez uma consulta do sono que o permitiu usar um dispositivo durante a noite que faz com que não sofra apneias, não ranja os dentes e durma mais descansado.

Conclusões e Lições Aprendidas

  1. Desde a faculdade, gosto de trabalhar na área da estética dentária, mexer com o sorriso e com uma das partes da “montra” que cada um tem para o mundo.
  2. Tenho pacientes que gosto muito e que são muito queridos. Sinto uma enorme responsabilidade e orgulho de ser a médica dentista do Hugo há mais de 20 anos. Ainda hoje, mesmo sabendo que podia ter feito os tratamentos mais baratos em outras clínicas e mais perto de casa, ele continua a manter a mesma confiança de sempre no meu trabalho.
  3. Às vezes, para os casos ficarem resolvidos, não basta arranjar os dentes da frente; é obrigatório ir à causa do problema e resolver também.
  4. As pessoas de Coimbra são espetaculares e muito divertidas. 🙂

A Importância de um Sorriso Saudável

A história do sorriso do Hugo não só destaca a importância da estética dentária e dos cuidados contínuos, mas também a confiança e dedicação entre o dentista e o paciente. O sorriso do Hugo é um testemunho de como a medicina dentária pode transformar vidas.

Não espere que a situação piore para procurar ajuda. Cuide do seu sorriso hoje e invista na sua saúde oral a longo prazo.

Para mais informações sobre tratamentos dentários, consulta de estética dentária ou para marcar uma consulta, visite o nosso site ou contacte-nos diretamente. Estamos aqui para cuidar do seu sorriso!

Ana Mexia | Médica Dentista (OMD 4781)

Iniciar conversa
Olá 👋
Podemos ajudar?