dentes brancos

A preocupação actual com a saúde e bem-estar aumentou a procura em tratamentos na área da estética também ao nível dos dentes para obter sorriso bonito e saudável. O tratamento mais comum é o braqueamento dentário. Existem, no entanto, algumas dúvidas quanto à sua indicação, eficácia, durabilidade e efeitos secundários. 

Em que consiste?

O branqueamento dentário resulta da aplicação de produtos que provocam uma reacção química conferindo ao dente uma aparência mais clara. Existem essencialmente dois tipos de tratamento: em consultório, geralmente mais rápido e imediato e em casa, com recurso a goteiras e a um gel branqueador.

Os dentes ficarão brancos para sempre?
Infelizmente não. A sua durabilidade depende muito da higiene oral da pessoa e dos hábitos alimentares. Pessoas que fumam muito, tomam muitos cafés, bebem muito chá, geralmente procuram-nos mais cedo para branquearem de novo os dentes. 

Todas as pessoas podem fazer?

Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem adiar. Os menores de 18 anos, pessoas com sensibilidade dentária acentuada ou com algum tipo de patologia dentária ou geral devem ser avaliadas individualmente para se determinar se existe ou não indicação.

Tem efeitos secundários?

Algumas pessoas queixam-se de sensibilidade dentária, que pode ser muito ligeira ou exagerada, mas é transitória e desaparece no final do tratamento. Nos tratamentos feitos em casa pode ocorrer um ligeiro sangramento gengival, devido ao uso das goteiras, que também é totalmente reversível.

Enfraquece ou estraga os dentes?

Não. Trata-se de um tratamento não invasivo e não abrasivo. Quando realizado com a supervisão de um médico dentista a aplicação de produtos branqueadores não afecta a estrutura dentária.

Os produtos de branqueamento que se compram na Internet e fora do âmbito médico dentário têm resultados?

Não. A maioria destes produtos dão a ilusão temporária que o dente branqueou. As concentrações de peroxido de hidrogénio (agente branqueador) permitidas nesse tipo de produtos é tão baixa que será difícil obter resultados satisfatórios. 

Se deseja um sorriso mais branco consulte o seu médico dentista de confiança. Após um exame correcto ele será capaz de lhe dizer se tem indicação para fazer e que tratamento deverá realizar antes e depois de todo o processo, para maximizar o resultado final.

Consulte o seu médico dentista.

Partilhe!

Partilhe!

MARCAR CONSULTA