Por norma todos associamos o recomeço do ano lectivo como um período de novos desafios e planeamento. Pais e filhos nesta altura fazem vários projectos para este ano e de modo a que nenhum seja interrompido ou alterado é fundamental também planeamos a nossa saúde, seja ela geral ou oral.

Desta forma, é essencial que a criança tenha uma consulta com o seu médico dentista de confiança, antes de iniciar as aulas.

Fazer um check –up dentário antes de começar:

Sabemos que durante o período de férias todos nos desleixamos um pouco mais e acabamos por ingerir alimentos e bebidas mais açucaradas. A par deste aumento no consumo dos hidratos de carbono, quebram-se rotinas nas férias e a nossa higiene oral pode ficar para segundo plano.

Assim, torna-se bastante importante fazer um correto diagnóstico do estado da saúde oral e detectar a presença de lesões de cáries, que tanto podem afectar o desempenho dos nossos estudantes.

Cárie Dentária e desempenho / rendimento escolar:

A cárie é uma das doenças mais comuns em todo o mundo e afectam milhões de jovens e crianças. Sabemos que 20% das crianças entre os 5 a 11 anos têm pelo menos um dente com cárie.  Muitas destas cáries resultam em dor aguda e infecções que podem ter consequências para o organismo da criança. Antes de iniciar o ano lectivo será importante a criança ou jovem efetuar o tratamento das cáries evitando assim faltas recorrentes às aulas, ou até mesmo falhas de concentração no estudo.

Escovagem de dentes e prevenção:

Criar hábitos e novas rotinas no inicio do novo ano lectivo é essencial. Um consulta de higiene oral, ensina as crianças e jovens a escovarem corretamente os seus dentes e ajustarem horários de escovagem ao seu ritmo e horário escolar.

Além desta instrução e motivação higiénica é importante sinalizar os dentes que têm indicação para a colocação de selantes de fissuras, que irão permitir à criança escovar melhor os seus dentes, ajudando a diminuir o aparecimento de novas cáries.

Avaliar a necessidade de utilização de aparelho dentário:

Na época actual a utilização de um aparelho dentário deixou de ser um bicho de sete cabeças para passar a ser moda. Muitos são os jovens que incentivados pelos critérios de beleza que seguem nas redes sociais querem colocar aparelho nos dentes. É importante uma consulta com um médico dedicado à área dos aparelhos – ortodontista – que estude corretamente cada caso. Se houver indicação para a colocação de aparelho, optar por fazê-lo antes do inicio do ano escolar facilita o período de adaptação a algo estranho no nosso corpo.

A aposta como em quase tudo na vida, deve estar no planeamento e na prevenção. Ao planear os objectivos para este novo ano lectivo, devemos ter em conta todos os obstáculos que podem surgir de surpresa. Nada melhor que estar preparado, e prevenir antes que o “azar” aconteça. Os cuidados de saúde oral não são excepção e por isso, é tão importante a visita ao médico dentista antes do arranque do ano escolar.

Partilhe!

Partilhe!

MARCAR CONSULTA