Sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária traduz-se por uma dor num ou mais dentes, que sendo normalmente aguda e de pequena duração pode-se tornar contínua, dependendo da causa. 

Geralmente, o frio (pelo consumo de uma bebida ou pelo ar que respiramos) é o principal estímulo que associamos como responsável por esta dor. Há estímulos químicos, como a ingestão de alimentos doces, que podem desencadear sensibilidade em um ou mais dentes.
A sensibilidade dentária tem origem na exposição da dentina (camada interna do dente, com bastantes terminações nervosas), devido à perda do esmalte (tecido que protege a dentina) ou à retracção gengival.
Existem alguns factores que podem desencadear o aparecimento de sensibilidade dentária, como, por exemplo:
  • Escovar os dentes com muita pressão
  • Cáries ou dentes com restaurações antigas fracturadas
  • Doenças das gengivas
  • Ranger os dentes com frequência
  • Produtos de branqueamento
  • Presença de placa bacteriana na margem gengival
  • Consumo frequente de bebidas ou alimentos ácidos
  • Tratamentos dentários recentes
Procedimentos simples como manter uma boa higiene oral, utilizar escovas mais macias e não utilizar dentífricos com elevada abrasividade (por exemplo, branqueadores) podem prevenir inflamações gengivais, retracção da gengiva ou desgaste do esmalte por abrasão mecânica.
A restrição do consumo de bebidas e alimentos ácidos também diminui a probabilidade de ocorrer desgaste do esmalte dentário e, desta forma, do aparecimento de sensibilidade dentária.
No caso de já sofrer de sensibilidade dentária e a dor ou desconforto permanecer, deve procurar a ajuda do seu médico dentista.
A aplicação de vernizes com flúor, de restaurações e/ou enxertos de gengiva nas raízes expostas podem muitas vezes resolver o problema. Também o tratamento de um dente cariado ou a substituição de uma restauração antiga podem ser a solução para a sensibilidade desaparecer.
Em casos de desgaste dentário mecânico causado pelo ranger dos dentes, a utilização de goteiras de relaxamento acaba com a causa que levou ao aparecimento da sensibilidade.

Share This Story, Choose Your Platform!

Partilhe!

MARCAR CONSULTA