escova de dentes
A propósito de um estudo publicado nos meios de comunicação social em Março, têm surgido dúvidas sobre se a qualidade do sono pode ser condicionada pelo número de vezes ou a forma como escova os seus dentes.
A resposta é sim, apesar de o estudo publicado se referir à higiene oral em crianças que dormem mal.
Quem tem uma higiene oral deficiente, tem maior risco de aparecimento de cáries, doenças periodontais (das gengivas) e aparecimento de infecções.
A hora de lavar os dentes deveria ser um período de descontracção e até de brincadeira, mas o que os estudos demonstram é que também as crianças têm estado sujeitas a um período de stress elevado, que as faz perder totalmente a vontade de fazer tarefas simples e rotineiras. Uma pobre higiene oral está sempre associada ao aparecimento de problemas de saúde oral que determinam directamente problemas de saúde geral, nomeadamente o sono. Para recuperar rotinas e a saúde oral das crianças, apresentamos algumas sugestões:
  • Comprar uma nova escova de dentes, de acordo com o gosto da criança, desde que adequada à sua idade.
  • Experimentar pastas de dentes com novos sabores.
  • Supervisão do adulto. Participar no momento da escovagem dentária (a última escovagem antes de dormir é a mais importante), ajudando-a e incentivando de modo a que se sinta melhor.
  • Marcar uma consulta com um médico dentista especializado em crianças, odontopediatra, que irá seguramente ajudar os mais novos a compreenderem a importância de manterem bons hábitos de higiene oral.
O vírus da COVID-19 obriga todos a uma resiliência e a um esforço que, em alguns casos, até se nos afigura utópico. O impacto é tremendo e atingiu-nos no que temos de mais sagrado: a saúde e a vida. Não é fácil, hoje, encontrar-se alguém que não tenha sido atingido pela doença. Mesmo assim, é importante manter e criar rotinas que nos tornem mais conscientes da importância de mantermos uma vida saudável nos cuidados de saúde gerais e na saúde oral.
Texto publicado originalmente na Revista Saúda

Share This Story, Choose Your Platform!

Partilhe!

MARCAR CONSULTA