Odontopediatria

Nada melhor para começar o ano que a cuidar de quem faz as alegrias lá de casa: os mais pequenos!

A Dra. Filipa Coimbra responde, de forma simples, às 3 principais perguntas dos nossos pais.

O que é um dentista pediatra?

Um odontopediatra é um médico dentista com formação específica no tratamento de crianças, gráficas e pacientes com necessidades especiais.

Durante a nossa formação aprendemos como lidar com a ansiedade em consultório de medicina dentária, aprendemos a diagnosticas e tratar alterações do desenvolvimento dos maxilares e da erupção dos dentes bem como o tratamento específico dos dentes de leite.

Quando é que deve acontecer a primeira consulta?

A primeira consulta de medicina dentária deve idealmente ser feita ainda na barriga da mãe uma vez que é aqui que se formam os dentes de leite.

Não acontecendo recomendamos a primeira consulta quando erupciona o primeiro dente ou até ao 1 ano de idade de forma a que as nossas crianças não sofram de cáries dentárias e tenha um sorriso bonito e saudável.

Chuchar no dedo e a Chupeta… São realmente maus hábitos?

O hábito de sucção é um hábito natural. Além da OMS preconizar o uso da chupeta até ao um ano de idade, uma vez que pode prevenir o Síndroma de Morte Súbita no bebé. Até a dentição estar completa o uso da chupeta (e do biberão) pode manter-se. No entanto, se verificar que o mesmo está a causar alguma má formação no maxilar das crianças a mesma deve ser desaconselhada.

Chuchar no dedo é desaconselhado uma vez que será sempre um hábito muito mais difícil de reduzir.

Se ainda tem dúvidas ou pretende marcar a sua consulta de Odontopediatria, contacte-nos!

Pronto para sorrir?

MARCAR CONSULTA