Especialidades

IMPLANTOLOGIA ORAL

Um implante dentário é uma estrutura metálica de titânio introduzida nos tecidos orais para fixar e estabilizar uma prótese dentária. São utilizados para substituir os dentes naturais quando estes estão ausentes.

As vantagens gerais de implantes são:

Os implantes são extremamente biocompatíveis;

Os implantes são uma réplica estética e funcional muito próxima da nossa dentição natural;

Conforto e estética surpreendentes;

Os implantes tornam o desgaste dos dentes vizinhos desnecessários;

Dão uma estabilidade segura às próteses;

Os implantes dentários podem impedir a degradação do tecido ósseo.

__________

ORTODONTIA

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que diagnostica, previne e trata problemas ou alterações nas posições dos dentes e maxilares. Se o seu sorriso é menos do que desejava, a ortodontia pode ser a solução. Os aparelhos de hoje, mais modernos, são cómodos , fáceis de utilizar e mais estéticos. Sabemos que um sorriso bonito aumenta não só a auto-estima como promove a saúde e a longevidade da dentição. Não custa nada dar o primeiro passo e marcar uma consulta de diagnóstico!

__________

ESTÉTICA DENTÁRIA

Através de diferentes técnicas pretende-se obter uma maior harmonia e equilíbrio na aparência dos nossos dentes. Podemos trabalhar a forma e cor dos dentes através conjunto de materiais e técnicas que nos permitem ir ao encontro das exigências dos nossos pacientes. Destacamos assim:

Branqueamento interno

Trata-se do branqueamento de dentes não vitais através da introdução de agentes branqueadores nas peças dentárias.

É um tratamento que atinge o seu objectivo com o decorrer de 1 a 3 semanas.

Branqueamento externo

Trata-se do branqueamento de dentes vitais e não vitais que pode ser realizados no consultório através de luzes especiais (lasers e Led`s) ou em ambulatório com auxilio de moldeiras dentárias. Restaurações estéticas: Através da utilização de resinas compostas próprias é possível reconstruir uma lesão dentária (de cárie, fractura) respeitando os mais altos níveis estéticos que o paciente pretende.

Restaurações estéticas

Através da utilização de resinas compostas próprias é possível reconstruir uma lesão dentária (de cárie, fractura) respeitando os mais altos níveis estéticos que o paciente pretende.

__________

CIRURGIA ORAL

Remoção de dentes e restos radiculares, sisos inclusos e não inclusos, lesões com patologia oral, biopsias de tecidos orais.

__________

PERIODONTOLOGIA

Nesta área tratamos todos os problemas relacionados com gengiva e tecidos de suporte dos dentes.

__________

ODONTOPEDIATRIA

A consulta de um médico dentista deve ser realizada desde infância de modo a evitar o aparecimento precoce de cáries.

__________

PRÓTESE DENTÁRIA

Através de uma prótese dentária já é possível voltar a sorrir sem medos e vergonhas.

Para reabilitar um espaço dentário pode dispor de um reabilitação com prótese fixa, necessitando para isso possuir uma ou mais raízes dentárias saudáveis. Dentro da prótese fixa existem as coroas unitárias (pivots) e as pontes, podendo ambas ser de metal e cerâmica ou só de cerâmica. Estas últimas são altamente estéticas e resistentes.

Para a reabilitação de uma falha dentária de um ou mais dentes a medicina dentária dá-lhe também a oportunidade de realizar uma prótese removível. Estas podem ser efectuadas em acrílico ou em cromo-cobalto (próteses esqueléticas).

__________

NUTRIÇÃO

Alimentação

Uma alimentação adequada deve satisfazer as necessidades energéticas e nutricionais do organismo de cada indivíduo na sua proporção em macro e micronutrientes.

Desta forma, este equilíbrio torna-se essencial para o bom funcionamento das células, tecidos, órgãos, promovendo assim o nosso correcto crescimento, reprodução, vitalidade e bem-estar geral.

Com o aumento das ofertas alimentares cada individuo deve obter as informações adequadas às suas características físicas, culturais e profissionais, adequando a sua alimentação aos seus horários e estilo de vida.

Por esta razão deve fazer uma consulta de rotina pelo menos uma vez por ano de forma a ficar corretamente informado de como se deve alimentar e também que hábitos deve adotar no seu agregado familiar.

 Fases da Vida

Devido às necessidades especiais do nosso organismo, é importante ter uma alimentação adequada em qualquer fase da nossa vida: criança, jovem, adulto, grávida ou em aleitamento ou também no sénior.

Os atletas e desportistas são também indivíduos que requerem muitas especificidades alimentares e nutricionais de forma a poder potenciar o exercício que praticam.

Grupos de risco com necessidades especiais que sofrem de doenças agudas ou crónicas como diabetes ou problemas gastrointestinais beneficiam muito do acompanhamento de um nutricionista.

Áreas Específicas

Educação alimentar (criança e adulto)
Controlo de Peso (criança e adulto)
Distúrbios gastrointestinais
Intolerâncias e Alergias Alimentares
Nutrição no Desporto
Nutrição e gravidez

__________

TERAPIA DA FALA

A intervenção da Terapia da fala em crianças em idade centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações.
Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.
Na idade adulta, o seu foco de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

Áreas de Actuação:

LINGUAGEM ORAL
A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.
A Linguagem Oral compreende a componente expressiva e compreensiva e é composta por 4 elementos linguísticos: a semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras), a morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais), a fonológica (reconhecimento dos sons da fala) e a pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto). As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.
O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

LINGUAGEM ESCRITA
A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita

ARTICULAÇÃO
A articulação verbal consiste na produção oral dos fonemas/sons. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam sadios. Alterações neurológicas (como os Acidentes Vasculares Cerebrais ou os Traumatismos Crânio-Encefálicos) ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação.

VOZ
A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).
O Otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal. O Terapeuta da Fala intervém na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

MOTRICIDADE OROFACIAL
Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respectivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala).